Depois de um longo e tenebroso inverno, eis me de volta.
Não que nada tenha me irritado ultimamente, pelo contrário. O ano nem acabou mas só os fatos até o meio do ano já mereciam uma retrospectiva.
Essa semana que se passou, nosso camarada ex-presidente assumiu em cadeia nacional, sorridente, que possui câncer. E que está confiante na recuperação.
Pronto. Chover milhares de babacas começando a querer que ele morra e o cacete a quatro. E se dizem católicos. PUA-QUE-PARIU.
Estava na hora do Ministério da Saúde relançar a campanha pela vida: CADA UM CUIDA DA SUA.
Ok, o dito cujo podia ter ficado na dele, mas é uma figura pública. Se some sem dar tchau, dá muito mais trabalho e dor de cabeça e ia ser um reality show do mesmo jeito, aonde vc escolhe expor seu sofrimento ou ser crucificado por ser grosso. Obviamente ele opetou pelo primeiro.
Aí começam as babaquices:
1) MORRA LULA
Antes de desejar que o homem morra, morram todos vocês que votaram para presidente nos últimos 100 anos, a não ser que algum deles tenha sido honesto e só feito coisas boas. Lula descumpriu promessas? Sim. mas e Fernando Henrique? E os antecessessores?
Não me importa quem descumpriu mais ou menos. São todos iguais, mas o país andou pra frente. Portanto, se você é católico, cuidado com o que diz para não ver sua batata assando no mármore do inferno.
2) LULA VAI TRATAR NO SUS QUE É BOM
Para os ignóbeis de plantão, informo: o tratamento no SUS (INCA) é bom, e aqui estamos falando das terapias específicas, já que cirurgia e a limitação no atendimento são coisas que realmente demoram.
De onde vcs acham que saem as maiores descobertas e os melhores pesquisadores do país? Todo mundo começa ali. O INCA recebe recursos tanto do governo quanto da iniciativa privada e muitos profissionais que ganham muito bem trabalhando na rede particular se dedicam à pesquisa no INCA, mesmo recebendo pouco por isso.
O tratamento na rede privada é melhor, fato, pois lá vc tem direito a quarto particular e comida meonorzinha, é mais rápido, mas o tratamento do SUS, mesmo sendo em ambientes de menos privacidade e com atendimento não muito eficiente e organizado, além de demorado, é bom e nem se compara com aquele prestado nos demais hospitais da rede pública. Sem mencionar que os testes com drogas novas invariavelmente começam pelo SUS, ou seja, a chance de testar novos tratamentos começa por ali.
E plano de saúde nem sempre significa atendimento tão mais rápido assim. Um amiga minha, recentemente, levou quase UM mês para se consultar com um oncologista decente. Rápido mesmo foi só o tratamento, mas a coitada sofreu de ansiedade até conseguir se consultar e marcar a cirurgia.
O problema da eficiência do tratamento e da cura está muito relacionado também á cultura do público do SUS, que não tem o hábito de pesquisar a fundo os problemas de saúde e quando vai procurar o tratamento correto, não tem mais jeito, pois o câncer já se espalhou e só restam os tratamentos para manutenção do estado ou paliativos, que não curam.
E antes que vocês digam um ai, conheço MUITA gente humilde que quando o médico mandou investigar achando que era câncer preferiu se omitir, com medo. Aí não tem jeito. Principalmente homem com medo de operar próstata e mulher se recusando a tratar de câncer de mama com medo de ficar sem o seio, vergonha sei lá o que. Pior é conhecer alguém que é culta, tem nível superior, tem plano, não quis aceitar o diagnóstico e deixou o câncer de mama espalhar e acompanhar isso de perto.
A rede particular pode ser mais ágil, mas a rede pública, se você tiver vergonha na cara e correr atrás, dá jeito sim, e conheço muita gente que se tratou e venceu a luta.
Dado esse histórico: considerando que o dito presidente tem plano e médicos e hospitais que o tratariam de graça pra aparecer na TV, vcs realmente querem que ele se cuide do SUS e PARE o INCA pra cuidar dele ao invés de milhões de pessoas que realmente necessitam?
Se sim, você é muito egoísta, pois no fundo, você não quer que ELE MORRA, mas quer permitir que MILHÕES morram.
3) Mas o que deveria ser o foco mesmo de todo este bafafá?
Cacilda, o homem tem cãncer de garganta e por quê??
BEBIDA E CIGARRO CACETADA!!!!
Acorda Brasil!
Ao invés de se focar no perigo que essas duas porcarias podem causar na vida da gente e fazer uma puta campanha contra isso, um bando de babaca se preocupa que o cara não pode mais beber nem fumar. E falam isso numa mesa de bar enchendo a cara e empesteando o ar com essas porcarias de cigarros e cogêneres.
Tomara que você que diz essas asneiras e bebe, fuma ou tem amigos e parentes que bebam e fumam tenham câncer para deixar de se preconceituosos.
E por favor, vão se tratar na rede privada. Deixem o SUS pra quem precisa.
Atenciosamente,
Mary, que não fuma de jeito algum e bebe socialmente
(1 dose por semana).
Foto: Ricardo Stuckert
No comments:
Post a Comment