Thursday, November 10, 2011

Retrospectiva 2011 - Mudança

Lembram daquelas resoluções de ano novo? Emagrecer, gastar menos e etc? Tudo pro saco. Tudo por que resolvi casar. A gente troca um stress por outro.

Esse foi um dos grandes motivos do meu sumiço, aqui e no mundo. Literalmente, já que viajar duas vezes por ano para o exterior não mais me pertence, não só pela falta de tempo quanto pela grana, agora curtíssima.

Impressionante como sair de casa pra morar sozinha foi mais rápido, eficiente e mais em conta do que ir morar junto com meu dileto namorado, agora marido. Se engana quem pensa que tendo companhia para dividir a conta sai mais barato e rápido...

Fiquei sem teto no final de maio e sem cachorro também. Ele foi pra casa da minha mãe e eu fiquei na casa da sogra por 4 meses esperando as coisas ficarem prontas num apartamento zerinho, tudo porque o povo que monta móveis da Todeschini é meio perdido. Nesse meio tempo casei, viajei uma semaninha, voltei e ainda fiquei acampada mais alguns dias. IMPRESSIONANTE.

Me emputeci e resolvi me mudar na marra e agora estou acampada numa obra de marcenaria há quase um mês. Sem previsão de término.


Ainda não tenho espelhos, nem cortinas, nem um sofá na sala, nem dignidade.

UM MÊS sem secar e escovar o cabelo. Se eu ainda fosse magra, passava máquina nessa josta, mas não só não sou mais magra como engordei mais 3 kg nessa confusão de casamento. Isso porque resolveu-se tudo a toque de caixa em um mês e meio, o que já me estressou deveras, pois eu só queria casar no cartório, meter o pé no avião e sumir. Mas a gente faz uma força pra agradar sogro, sogra, enfim. Imagino os pobres coitados que ficam noivos e começam a se preparar um, dois anos antes do casamento. Eu seriva viúva antes de casar.

OK, este final de semana (reza a lenda) chega o sofá, móveis da sala e alguns presentes e finalmente, depois de 5 meses enchendo, vou poder colocar meus enfeites nas paredes e finalmente achar que eu estou em casa. 

Ah e os espelhos! Semana que vem deixo de ser índio!

Agora a meta é desestressar, fazer as pazes com meu cabelo e perder esse diacho de peso extra. 10kg.

Casamento é foda. Deve ter algo de bom, afinal, tanta gente casa e diz que adora. faço muita força pra não levar a sério aquela comparação com a piscina gelada.

Mas o que posso dizer por hora é se for inevitável, certifique-se de que voczê está com alguém que te ama muito e de forma incondional. Mesmo vc tendo ataques diários por conta do cabelo e do excesso de peso. Que ature suas choradeiras e dramas para tentar conseguir dois míseros furos na parede para pendurar um suporte de chaves (que ainda não consegui). Que entenda que você não vai pegar um carro e ir ao subúrbio aonde tem coisas mais em contas porque tem pavor de se perder naquele lugar. E acima de tudo, que te traga à razão quando você estiver a ponto de explodir e mandar tudo pelos ares.

Aparentemente encontrei alguém assim. Espero que ele continue aturando para que eu ao menos chegue na parte boa do casamento.

E praqueles que pensam que casamento é como naquela música da Legião Urbana, a cama chega na terça, faço mil coisas ao mesmo tempo esqueça. Não há romantismo algum em montar uma casa.

Wednesday, November 2, 2011

Lula, Câncer, SUS

Depois de um longo e tenebroso inverno, eis me de volta.

Não que nada tenha me irritado ultimamente, pelo contrário. O ano nem acabou mas só os fatos até o meio do ano já mereciam uma retrospectiva.

Essa semana que se passou, nosso camarada ex-presidente assumiu em cadeia nacional, sorridente, que possui câncer. E que está confiante na recuperação.

Pronto. Chover milhares de babacas começando a querer que ele morra e o cacete a quatro. E se dizem católicos. PUA-QUE-PARIU.

Estava na hora do Ministério da Saúde relançar a campanha pela vida: CADA UM CUIDA DA SUA.

Ok, o dito cujo podia ter ficado na dele, mas é uma figura pública. Se some sem dar tchau, dá muito mais trabalho e dor de cabeça e ia ser um reality show do mesmo jeito, aonde vc escolhe expor seu sofrimento ou ser crucificado por ser grosso. Obviamente ele opetou pelo primeiro.

Aí começam as babaquices:

1) MORRA LULA

Antes de desejar que o homem morra, morram todos vocês que votaram para presidente nos últimos 100 anos, a não ser que algum deles tenha sido honesto e só feito coisas boas. Lula descumpriu promessas? Sim. mas e Fernando Henrique? E os antecessessores?

Não me importa quem descumpriu mais ou menos. São todos iguais, mas o país andou pra frente. Portanto, se você é católico, cuidado com o que diz para não ver sua batata assando no mármore do inferno.

2) LULA VAI TRATAR NO SUS QUE É BOM

Para os ignóbeis de plantão, informo: o tratamento no SUS (INCA) é bom, e aqui estamos falando das terapias específicas, já que cirurgia e a limitação no atendimento são coisas que realmente demoram.

De onde vcs acham que saem as maiores descobertas e os melhores pesquisadores do país? Todo mundo começa ali. O INCA recebe recursos tanto do governo quanto da iniciativa privada e muitos profissionais que ganham muito bem trabalhando na rede particular se dedicam à pesquisa no INCA, mesmo recebendo pouco por isso.

O tratamento na rede privada é melhor, fato, pois lá vc tem direito a quarto particular e comida meonorzinha, é mais rápido, mas o tratamento do SUS, mesmo sendo em ambientes de menos privacidade e com atendimento não muito eficiente e organizado, além de demorado, é bom e nem se compara com aquele prestado nos demais hospitais da rede pública. Sem mencionar que os testes com drogas novas invariavelmente começam pelo SUS, ou seja, a chance de testar novos tratamentos começa por ali. 

E plano de saúde nem sempre significa atendimento tão mais rápido assim. Um amiga minha, recentemente, levou quase UM mês para se consultar com um oncologista decente. Rápido mesmo foi só o tratamento, mas a coitada sofreu de ansiedade até conseguir se consultar e marcar a cirurgia.

O problema da eficiência do tratamento e da cura está muito relacionado também á cultura do público do SUS, que não tem o hábito de pesquisar a fundo os problemas de saúde e quando vai procurar o tratamento correto, não tem mais jeito, pois o câncer já se espalhou e só restam os tratamentos para manutenção do estado ou paliativos, que não curam.

E antes que vocês digam um ai, conheço MUITA gente humilde que quando o médico mandou investigar achando que era câncer preferiu se omitir, com medo. Aí não tem jeito. Principalmente homem com medo de operar próstata e mulher se recusando a tratar de câncer de mama com medo de ficar sem o seio, vergonha sei lá o que. Pior é conhecer alguém que é culta, tem nível superior, tem plano, não quis aceitar o diagnóstico e deixou o câncer de mama espalhar e acompanhar isso de perto.

A rede particular pode ser mais ágil, mas a rede pública, se você tiver vergonha na cara e correr atrás, dá jeito sim, e conheço muita gente que se tratou e venceu a luta.

Dado esse histórico: considerando que o dito presidente tem plano e médicos e hospitais que o tratariam de graça pra aparecer na TV, vcs realmente querem que ele se cuide do SUS e PARE o INCA pra cuidar dele ao invés de milhões de pessoas que realmente necessitam?
Se sim, você é muito egoísta, pois no fundo, você não quer que ELE MORRA, mas quer permitir que MILHÕES morram.
 
Afinal, se ele for se tratar no SUS, que é o que milhares de ignóbeis clamam, ele não ia pegar fila certo?
 
3) Mas o que deveria ser o foco mesmo de todo este bafafá? 

Cacilda, o homem tem cãncer de garganta e por quê?? 

BEBIDA E CIGARRO CACETADA!!!!

Acorda Brasil!

Ao invés de se focar no perigo que essas duas porcarias podem causar na vida da gente e fazer uma puta campanha contra isso, um bando de babaca se preocupa que o cara não pode mais beber nem fumar. E falam isso numa mesa de bar enchendo a cara e empesteando o ar com essas porcarias de cigarros e cogêneres.
                                                                                                                                          
Tomara que você que diz essas asneiras e bebe, fuma ou tem amigos e parentes que bebam e fumam tenham câncer para deixar de se preconceituosos.

E por favor, vão se tratar na rede privada. Deixem o SUS pra quem precisa.

Atenciosamente,
Mary, que não fuma de jeito algum e bebe socialmente 
(1 dose por semana).

Foto: Ricardo Stuckert



Momento Manguaça Cultural : Vivendo e bebendo!


 Antigamente, no Brasil, para se ter melado, os escravos colocavam o caldo  da  cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo e não  podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse.

Porém um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar,  os  escravos simplesmente pararam e o melado desandou.  O que fazer agora?  A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor.

 No dia seguinte, encontraram o melado azedo fermentado.  Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e  levaram  os dois ao fogo.  Resultado: o 'azedo' do melado antigo era álcool que aos poucos foi
evaporando e formou no teto do engenho umas goteiras que pingavam  constantemente.

Era a cachaça já formada que pingava. Daí o nome 'PINGA'.

Quando a pinga batia nas suas costas marcadas com as chibatadas dos  feitores  ardia muito, por isso deram o nome de 'ÁGUA-ARDENTE'.  Caindo em seus rostos escorrendo até a boca, os escravos perceberam que, com  a tal goteira, ficavam alegres e com vontade de dançar.  E sempre que queriam ficar alegres repetiam o processo.

 (História contada no Museu do Homem do Nordeste).

 Não basta beber, tem que conhecer!

Seja um bebum informado!