Monday, December 22, 2008

Explica para mim - Rótulos

Sim, eu leio rótulos de alimentos.

Já que minha dieta consiste basicamente em tentar não abstrair da minha vida tudo o que gosto, controlo apenas o que faz realmente mal para mim: excesso de gordura e, sempre que posso, incluir alimentos que tenham mais fibras e escolher os que tem menos calorias, dentre dois possíveis.

Por isso, há muito tempo, leio todos os rótulos, coisa de virginiana neurótica: calorias são benvindas, gordutas trans OUT.

E aí vem o motivo deste post, uma dúvida cruel e que sempre me irrita: alimentos que vem em porções ÚNICAS, em pequena quantidade para serem consumidos de uma vez só, porque eles não vem com rótulo simples e eficiente?

Exemplo: amendoim sem casca, meu vício. Embalagem de 35g. Eu não sei vocês, acredito que, assim como eu, metade do mundo abra o saquinho e entorne sem dó nem piedade. Aí você vai chegar as informações nutricionais: 1 porção corresponde a 15 gramas e contém... blablabla.

PQP! PQP múltiplos!

Alguém vai comer um saquinho mínimo de amendoins à prestação? E pra contar calorias, vai fazer regra de 3? Só pode ser sacanagem com a minha cara!!

Outra que vi: barrinha de chocolate: 20g. Um tablete com 4 quadradinhos e a informação nutricional menciona calorias e valores nutricionais correspondentes a uma porção que corresponde a... 1 1/4 de barrinha!!

Não entendeu? Uma barrinha fechada mais um quadradinho de outra barrinha. Igualzinho na aula de matemática da primeira série. Ou seja, a pessoa quer consumir um lanche com aquelas calorias e vai ser obrigada a abrir mais uma barrinha e resisti à tentação de comer duas?

E ainda tem as empresas onde os nutricionistas não sabem fazer contas.

Contem comigo:

1 porção do meu pão de forma (25g) tem X calorias e Yg de fibras. 100 gramas do mesmo deveriam ter 4X calorias e 4Yg de fibras certo? ERRADO!!!! Segundo a tabela nutricional, são 4X-12 calorias e 4Y-7 g de fibra.

Ou seja: se eu comer mais estou economizando calorias e consumindo menos fibras?

Juro que não entendo. Só sei que vou mandar um email pro conselho de nutricionistas com essas pérola a próxima vez que comprar esses produtos. E sugerir que coloquem uma disciplina de matemática básica no currículo.

Just in case.

4 comments:

  1. Nunca soube que eu era tão feliz sendo ruim de conta.

    ReplyDelete
  2. Pois é caro Luiz, como sempre digo: existem os romãnticos que sonham, os não românticos que são sensatos e os realistas, que choram pelo resto e fazem escândalo.

    ReplyDelete
  3. Já parou para ver o SÓDIO dos alimentos? Ele é pior que gordura, tanto para a boa forma como para a saúde! É enlouquecedor. Tudo tem sódio e nas porcentagens mais elevadas!

    ReplyDelete
  4. Nem me fale da MERDA do sódio! Esse é o maior karma da minha vida:

    Pense no que seria sua vida se você pudesse comer o quanto quisesse mas tivese que cortar apenas duas coisas: derivados de leite e embutidos por causa do sal.

    Entende o INFERNO???

    E esse fim de semana, blogando, mandei ver uma lata inteira de pringles, na dispensa há quase um ano. Pra começar 2009 no esquema.

    SAIA DESTA DISPENSA QUE NÃO TEM PERTENCE!

    ReplyDelete