Tuesday, April 14, 2009

Campanha: Salvem o Português!


Odeio assistir a verdadeiros assassinatos à língua, em plena luz do dia, principalmente quando tais pessoas tiveram estudo.

Preguiça?

Falta de atenção?

Já deve ter ficado bem claro para todos vocês, meus prezados leitores que eu tenho muita preocupação com a língua pátria.

Não sou um Aurélio ambulante, mas tenho consciência que escrevo bem, raramente erro alguma grafia, muito embora cometa alguns erros de digitação, coisa de quem tecla com pressa. Sou neurótica com vírgulas, pontos, com que minhas frases façam sentido.


Para um advogado decente, é o *MÍNIMO* na minha humilíssima opinião e, em tempos modernos, saber usar um computador, a segunda ferramenta do advogado (após o cérebro) é fundamental.

Gente, fala sério: um erro de digitação a gente tolera, uma vírgula esquecida. Mas como ignorar uma pessoa que se declara “baicharel” em direito?

Perdoem-me se pareço intolerante, mas se “baicharéis” e pessoas que escrevem “univercidade” não têm o meu respeito, o que dirá um juiz!

Gente que desconhece ponto, vírgula.

E não gosta de ler. Não quer ler as Leis, nem livros; Não quer ler o sequer regimento interno de um tribunal! Não entende que MARGEM é necessária para que a página possa ser FURADA e colocada no processo sem perder parte do que está escrito.

Gente que desconhece PARÁGRAFO para separar as idéias.

Gente que usa petição padrão, xerocada e preenche dados à caneta e ainda rasura.

Gente que grampeia 20 documentos em uma página e fica puta quando o pobre funcionário pede para desmembrar, observando o limite, e tal. Não, não dá!!


Pois vi uma pessoa que assim se descreve recentemente, no twitter. É melhor que não seja meu amigo ou me sentiria compelida a zoar diariamente. E eu sou mala, do tipo que se auto-corrige na hora, se chama de anta e por isso, acabo agindo da mesma forma com meus amigos, doa a quem doer. Melhor ser zoando e corrigido por um amigo que por estranhos. Já imaginou ser chamado à atenção por um juiz?

Eu que me importo volta e meio erro e não me conformo. Morro de raiva!! Esqueço vírgula, coloco um ponto onde caberia um ponto e vírgula. Me torturo. Já cheguei a pedir para corrigir em plena audiência.

Eu me envergonho! E olha que meus textos e peças como advogada foram elogiados várias vezes, não só pelo conhecimento mas, principalmente, pela linguagem adequada, correta, concisa.
Sem contar que freqüentemente corrijo os textos que publico aqui, no blog após a efetiva publicação sempre que acho erros.

É por isso que hoje estou criando uma campanha, SALVEM O PORTUGUÊS!

Não aceitamos doação em moeda, cartão, vale-refeição. Contribua com bom senso e distribua o seu a quem dele necessita.

Obrigada!

Aurélio e eu agradecemos.

No comments:

Post a Comment