Friday, July 2, 2010

PORRA BRAZÍU

Acabou o circo.

Eu sou brasileira, jogo futebol embora não entenda porra nenhuma de regras (bom mesmo é a farra), mas sei reconhecer o que é bom e o que é ruim. E essa, para mim, foi a PIOR Copa do Mundo desde que eu me entendo por gente.

1982. Eu tinha quase 6 anos e discernimento suficiente para entender a mecânica do jogo: atravessar o campo, chutando a bola e acertar dentro do triângulo com rede. Podia chutar a bola para quem tinha camisa da mesma cor evitar chutar os jogadores com a camisa diferente.

Me lembro das manhãs que passava com minha mãe, cortando o jornal em quadradinhos e depois colocando tudo num sacolão de papel da Casas da Banha (naquela época as sacolas ainda eram de papel) e quando o Brasil fazia gol, jogávamos pela janela os papéis... mas Brasil campeão eu só fui ver bem mais tarde, 1994, aos 18 anos.

Depois de velha, perdi um pouco o encanto quando perdemos de forma idiota a Copa de 1998. Ainda mais com as teorias da conspiração que ouvíamos o tempo todo e aquele papelão do "fenô-meno". "Brasil entregou 98 pra ser campeão em 2002 na Coréia. Grandes merdas. Copa que eu não acompanhei por causa dos horários ridículos: jogos de madrugada. E pelo que ouvi, jogos medíocres.

E cada vez só piora.

Essa Copa foi a mais maquiada de todas. Luxo de longe, lixo de perto. Foi feito um enorme investimento na África para nada. Construíram estádios novos num país que consegue ter mais favela por m2 que o Brasil e muita, muita gente miserável. E tudo o que foi (mal) feito será uma herança de grego. O que fazer com todos aqueles estádios agora hein? Melhor seria investir aquilo em moradia, saneamento, transporte para a população, não?

Fico chocada com as coisas que leio, contadas pelos repórteres da copa. Desde a falta de estrutura de transporte báscio entre cidades à dificuldade para conseguir hotéis decente. Ouvi relatos de falta de água. E o que dizer dos estádios esburacados? Como pode um campo de futebol recém construído ou reformado estar cheio de buracos e falhas depois de albergar menos de 10 jogos?

Falem mal mas falem do Brasil. Ao menos temos estádios, campeonatos. Precisam de reformas, mas eles ao menos são efetivamente utilizados.

Sem falar na PIOR arbitragem EVER. Não sei porque a Fi-fa ainda não aceita o tira teima das câmeras para validar os lances duvidosos. Perdi a conta de quantos impedimentos não eram impedimentos e quantos impedimentos foram "aceitos" e convertidos em gol.

E o que dizer da antiga regra "cruzou a linha é gol" que não vale mais? Por duas oportunidades a bola atravessou a linha mas o gol não fui dado. E a infinidade de pênaltis errados?

O do último jogo do chile foi desconcertante. Derrubaram o jogador dentro da área e pisaram nele. Se aquilo não foi pênalti desisto de entender as regras do futebol.

E a Fi-fa na maior cara de pau prefere tirar os telões. Para que? para ninguém ver a verdade e correr atrás? Por essas e outras que eu começo a acreditar que Copa do Mundo é tudo marketing, que o vencedor "compra" sua vitória com dinheiro e não com bom futebol e raça.

Na minha opinião, nós temos MUITOS jogadores bons, temos sim. O problema é que a grande maioria deles mora do outro lado do oceano, o que dificulta uma reunião frequente e entrosamento entre eles. Segundo lugar: brasileiro É desequilibrado. Esquentadinho.

Tirando honrosas exceções como o Lúcio, uma dama de educação, assim como o Júlio César, para mim o melhor jogador do Brasil nessa Copa, todo mundo ali estava esquentadinho demais, a começar por quem mais tinha que ter cuca fresca e estabilidade para direcionar o time: o técnico.

Dun-ga demonstrou muito descontrole emocional que chegou a assustar. NUNCA vi ele assim, nem esperava isso dele. Parecia que tinha alguém dando esporro nele por trás, mas quem dá esporro no técnico?

E o que dizer dos jogadores? Até Kaká e Robinho, geralmente educados e centrados perderam a linha: fizeram falta, correram atrás, tomaram cartão. E Kaká ainda foi expulso, algo impensável antes desta Copa ante sua fama de bom moço, que gerou inúmeras brincadeiras e o novo apelido: Kaká bad boy.

Mas o pior não é perder a linha, nem falar palavrão ou fazer falta e levar cartão, expulsão. É perder a cabeça e se deixar influenciar.

No jogo de hoje, primeiro tempo, eu estava quase infartando. Primeiro o gol do Robinho anulado porque estaria impedido, para logo depois ele fazer um belíssimo gol. Pressão direto em cima da Holanda, até que o Michel faz a merda de levar um cartão. Será que isso foi suficiente para desestabilizar o time inteiro a ponto de voltar APÁTICO para o segundo tempo, fazendo uma merda atrás da outra?

O que é o tal do F. Mello? Quem convocou essa pessoa, desequilibrada? Tirando o passe que fez para o gol de Robinho, ele não fez nada que justificasse sua permanência no time. Depois do Gol contra atribuído a ele, já tinha que ter ido pro banco. mas não, Dun-ga fez questão de mantê-lo para ele tomar seu cartão vermelho no meio da lata e deixar a seleção com 1 jogador a menos.

O time saiu completamente do compasso. Se a Holanda ganhasse o contra ataque, não tinha NINGUÉM lá atrás para ajudar o goleiro. Só não tomamos goleada porque o Julio Cesar é MUITO BOM.

Até entendo e concordo com a posição do Dun-ga priorizar jogadores com mais comprometimento, vetando os imaturos, fanfarrões, baladeiros e mulherengos que não podem se comprometer a ficar um mês concentrados, treinando em prol de um bom futebol. Por isso ñão estranhei quando ele barrou jogadores bons e esperados como A-driano, Ney-mar, Gan-so e Ronal-dinho Ga-ú-cho, que apesar de ótimos em campo, deixam a vida pessoal passar por cima do objetivo maior e já foram objeto de polêmica em época de campeonato, comprometendo seus times.

Mas só isso não basta. Antes de treinamento físico  comprometimento, falta treinamento MENTAL pra esse povo. Manter a calma, não gritar, não se desestabilizar se tomar um gol. Equilíbrio é muito mais importante que qualquer coisa nessas horas. Manda essa galera fazer Yoga, assistir palestras motivacionais, curso de PNL, qualquer coisa.

Se o Brasil está ganhando é ótimo. Mas se empata ferrou. Vai tudo ladeira abaixo.

E mais uma coisa: convidar os pé-frios como nosso presidente, o Mick Jagger e vascaínos em geral a torcer fora do estádio e não visitar a seleção. Uruca já basta a dos Argentinos.

Resta rezar para que essas teorias da conspiração sejam mentiras. Já tô de saco cheio de ouvir que depois da primeira Rodada, o campeão já está definido e os times são incentivados financeiramente a entregar os jogos, com a promessa do time ser beneficiado na Copa seguinte. E olha que a Copa será aqui.

Por isso que a melhor coisa é torcer pras meninas da Seleção FEMININA brasileira, que eu tive a oportunidade de ver jogando no Maracanã, na época do Pan. Não ganham praticamente nada, se comparado a todos os convocados, são todas humildes mas demonstram um entrosamento e um comprometimento inigualável.

Jogos limpos, lances incríveis, dribles inacreditáveis. Dá saudade cada vez que me lembro dos jogos.

Agora que tudo deu errado só resta voltar pra casa. Seguindo o Dun-ga e cantando:

"Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou..."

E para quem ficou por aqui, só tenho algo a dizer agora: GO PARAGUAY.

Hasta 2014, Brazíu.

No comments:

Post a Comment