Thursday, January 22, 2009

Irritando Mary: telemarketing


Essa história foi originalmente escrita e publicada no Desfavor.

Todo mundo se irrita com telemarketing, eu então...

Essa história narra um dia em que uma coitada da via me pegou um dia de mau-humor muito inspirado.

Estou em em casa, num sábado de ócio criativo acabando de narrar a odisséia que virou post no meu blog, enquanto blipo, twitto, orkuto e faxino a casa. Eu faço milhões de coisa ao mesmo tempo, mas quando estou no computador eu não falo com ninguém, não presto atenção. Minha mãe vinha aqui, dava recados, eu não ouvia e ela ficava puta.

Mas tem algo que me irrita muito mais que falem comigo quando estou na internet...

Estou lá eu, entretida com meus textos quando que toca o telefone com número restrito.
Procedimento padrão: atendo grosseiramente:

- ALÔ!!

Cai a ligação. Satisfeita, continuo o que estava fazendo e o telefone toca novamente:

- ALÔ???

- Bom dia! (tímido)

- Quem é???

- Como eu estava dizendo, bom dia, é a senhora Mary que está falando?

- Sim é ela e quem é você?

- Sou fulaninha da central de relacionamento do banco Satãseder e estamos entrando em contato com a senhora pois a senhora é uma cliente muito especial!

- Desde quando? Nunca fui cliente do seu banco e também não tenho a mínima intenção.

- Calma senhora que eu vou estar explicando...

O sangue ferve. O gerundismo é engraçado até que você é a vítima.

- Obtivemos informações junto ao comércio de que a senhora é uma boa consumidora, e por isso vamos estar oferecendo uma excelente proposta que certamente estará agradando à senhora, posso continuar?

- TEM JEITO?

- É que o banco Satãseder, como eu ia explicando selecionou você dentro de uma lista selecionada (sim ela DISSE ISSO) para estar recebendo um produto muito especial, nosso cartão de crédito blá blá blá...

- Sim. Agora me explica como vocês conseguiram meu cadastro junto ao comércio se eu não tenho cadastro? Eu não faço cadastro em lojas, não uso cheques, não faço crediário, só uso cartão de débito ou de crédito. E esse telefone é um netfone, logo, não esta nas telelistas. Você pode explicar?

- Um momento senhora vou estar verificando junto à supervisora. Por favor não desligue sua ligação é muito importante para nós. (musiquinha)

Juro que ia desligar, mas nessa hora vislumbrei o desfavor, por isso permaneci na linha.

- Oi senhora, desculpe a demora. Conversei com minha supervisora e para sua segurança vou estar informando que não podemos dizer onde obtivemos os dados, mas afirmo que é um cadastro seguro e que seus dados não estarão sendo expostos.

- Sei.

- Mas voltando ao produto, gostaria de estar dando mais detalhes, falando sobre a promoção das anuidades...

- Desculpe, mas eu quiser não estar aceitando essa proposta fantástica? E se eu disser que vou
estar ficando furiosa, aliás já estou por estar sendo incomodada no meu lar, num sábado, de tarde
na hora mais sagrada do meu dia. O que você vai estar fazendo a respeito?

- A senhora não precisa estar ficando nervosa nem falar comigo desse jeito.

- Como assim desse jeito?

- Bem a senhora está, você sabe... zombando de mim.

- Sim eu vou estar zombando de você sim. Me diz uma coisa, existe algum curso onde todas vocês são treinadas quando entram na empresa?

- Sim existe senhora, todas recebemos treinamento especializado.

- E todas as empresas fazem treinamento na mesma empresa?

- Bem senhora isso não sei informar.

- Pois sabe, me impressiona e me IRRITA a forma padronizada como vocês falam ao telefone. Gerúndio é a coisa mais abominável do mundo. Parecem robôs. E o pior, pagam fortunas para vocês falarem besteira. Vc estranhou o jeito como eu respondi você? É porque você fala assim com os outros mas nunca recebeu uma ligação destas. Você sabia que vocês falam completamente errado?

e Continuei:

- Você sabia que o seu "vou estar fazendo" algo é motivo de chacota na internet? Nas revistas? Nos jornais? NAS ESCOLAS? Sim, o atendimento de vocês é ensinado como algo errado que se deve evitar em aulas de português sabia??

(Mocinha engasgada)

- Não sabia senhora. Me desculpe senhora.

- Pois é: Porque ao invés de falar "vou estar verificando" você simplesmente não diz: "vou verificar". Por que complicar?

- Eles nos ensinam as técnicas de atendimento e nós apenas seguimos, senhora.

- Pois bem. É ridículo. Irrita. Irrita mais do que receber ligação em hora não apropriada sabia?

- Entendo senhora. Posso estar ajudando em mais alguma coisa?

Respirei fundo.

- Sim você poderá esta ajudando sim. Primeiro você poderá estar anotando no seu sistema que a cliente informa que não tem cadastro no comércio pois só trabalha com cartão de crédito. Pode estar informando também que ela é advogada e que ela sabe que o comércio não tem o direito de passar seus dados a empresa alguma e que isso pode ser considerado crime. Você também pode estar informando que eu não tenho, nunca tive e provavelmente nunca terei interesse em qualquer produto do seu banco e de qualquer banco que me ligue oferecendo algo, pois eu gosto de pesquisar antes e isso faço pela internet. E que quero que meu cadastro seja permanentemente excluído ou eu poderei estar processando o banco de vocês.

- Entendo senhora. O banco Satãseder pode estar ajudando com mais alguma coisa?

- Sim. Você pode estar me fornecendo o número do protocolo do atendimento?

- Tu, tu, tu, tu...

Ela não se despediu nem concluiu com a clássica: o banco Satãseder agradece a sua atenção!

E eu nem estava na TPM...

No comments:

Post a Comment