Thursday, January 15, 2009

Noção: não saia de casa sem ela!

Se tem uma coisa que eu não suporto é gente sem noção.

O problema é que tendo sempre a ser tolerante demais, educada demais, a pessoa não se manca, aí quando eu explodo...

Elas estão em todos os lugares que você possa imaginar.

Elas estão na sua família, ou são pessoas que fazem parte do seu convívio, não há como escapar. Por esse motivo, a tolerância zero acaba não sendo aplicável.

Hoje falarei de um dos tipos mais conhecidos, primeiro lugar disparado no ranking de pessoas sem noção na sua vida.

Eles tem o melhor trabalho do mundo, ficam sentados o dia inteiro, controlando a portaria, atendendo interfone. Abrem portas. E ainda reclamam que ganham mal! Pra fazer isso?

Quando me formei na faculdade, fiz a gentileza de fazer um divórcio para o porteiro do prédio onde eu trabalhava. Eu tinha um empreguinho e ganhava quase R$ 1.000,00 e o cara ganhava R$ 1.200,00! Mais do que eu, uma advogada e ainda morava de graça! Mas si, fiz, afinal, apesar de achar muito pro trabalho que ele executava, não há como questionar que um cara desses não tm condição de pagar advogado.

Mas fora isso...

Teve um, no mesmo prédio, que RECLAMAVA da gente sair sem as chaves porque ele tinha que abrir a porta! APERTAR UM BOTÃO ao lado dele simplesmente! Tive perguntar: o que é que o senhor faz mesmo? Ah porteiro... e de onde será que a palavra vem, vejamos, PORTA? Então porteiro abre PORTAS?

Passei a sair sem chaves religiosamente todos os dias e ele começou a sair da portaria. Aí, interfonei para o síndico e pedi a ele que abrisse a porta já que o porteiro tinha entrado e fiz a reclamação.

Mas não parou por aí! No mesmo prédio o vigia também não queria abrir a porta sob a argumentação de que ele não era porteiro mas era vigia!

Uma certa vez, saí para jantar com um namorado e fomos até minha casa, ele ficaria por lá comigo. Tinha tomado vinho, estava alegrinha e não acertava a fechadura de jeito nenhum. Um tempão para abrir o diacho da porta. E o vigia lá, imóvel, só olhando.

Meu namorado, ao passar pela mesa pergunta:

- O senhor daí tem como abrir a porta?

- Sim é só apertar o botão, apontando para o botão ao lado da mesa.

- Se é assim e se o senhor conhece a gente porque não abriu a porta? Não viu que ela estava com dificuldade?

- Mas eu não sou porteiro e não tenho obrigação de abrir portas!

- Então, que vigia de merda você é! De que adianta ficar ai vigiando e expondo um morador do lado de fora às duas da manhã. Se um bandido chegasse na gente o que você faria como vigia? Qual seria sua utilidade.

Ele começou a se alterar e achei melhor empurrar o então namorado para casa e fiz a reclamação formal ao síndico, mas ele continuou.

Minha vingança: onde já se viu vigia que dorme?

Passei a entrar sorrateira sempre e a fotografá-lo dormindo com meu celular ou filmar o seu ronco alto e estridente, sempre mirando o relógio de parede. Só me mudei depois que ele já tinha tomado quatro advertências e uma suspensão. Tava na beira da justa causa, espero que algum outro morador tenha tido peito de continuar minha nobre causa.

Outra de porteiro:

No prédio onde atualmente moro temos 4 porteiros, sendo que dois deles tem a tarja de fofoqueiro – fiscal da vida alheia – escrito na testa. Mas eles são demais: perguntam de onde você veio, pra onde você vai... qualquer amigo meu homem me visitando perguntavam? Tá namorando? Eu me controlando pra não soltar algo do tipo: não to só comendo...

Mas teve um dia que me tiraram do sério.

Entrei com uma ação contra minha operadora de celular e no dia da audiência, após a vitória, convidei o advogado, amigo meu de anos, pra dar um pulinho lá em casa para conhecer, tomar um café e contar as novidades: ele estava recém casado, esposa grávida, super feliz!

Chegamos no prédio, dei o boa tarde de sempre e subimos tagarelando normalmente. Chegamos em casa, fiz o café, preparei um lanche e ficamos conversando demoradamente na mesa da sala. Algum tempo depois, mão na maçaneta, minha porta abre de supetão e entra minha mãe, que mora no mesmo prédio, mas um andar acima, esbaforida, olhos arregalados, vê nós dois sentados na mesa, com xícaras na mesa e exclama:

- Ah, mas é você fulaninho?

- Como assim “é você fulaninho”????

Minha mãe do estado vermelho fica pálida. Encosta a porta. Pausa. Explica:

Estava chegando no prédio do supermercado com o carro e descarregando as compras. Vê o porteiro se aproximando, crente que ele vem ajudar e ele diz:

- Mary já está em casa!

E vira as costas e volta para portaria. Homem doido, pensa, e continua a descer as sacolas. Daí a pouco ele volta e diz:

- Ah e ela subiu sozinha com um rapaz!

Bem eu fiquei preocupada e subi, explicou ela.

- Preocupada com O QUÊ mãe? Eu sou maior de idade, moro sozinha e daí que subi com um homem na minha casa? Você achou que eu podia estar sendo seqüestrada? O que você poderia ter feito a respeito?

(Fulaninho tentando se esconder atrás do processo e chorando de rir)

- Você tem merda na cabeça? Vive reclamando que desde o último namorado não quero saber de ninguém fico muito na minha. Eu subo sozinha com um rapaz você devia estar soltando fogos de artifício. Aliás, já imaginou que maravilha seria se eu estivesse namorando? Estou na minha casa não é? Eu podia muito bem estar transando na minha poltrona, na minha casa! Você não só ia morrer de vergonha, mas provavelmente me fazer perder um namorado pois com uma mãe que nem você, ninguém merece!!!

Ela ficou nervosa, sem ar, lacrimejou, pediu um milhão de desculpas para mim e pro fulaninho, um grande amigo que cansou de ir à nossa casa e que ela adorava.

Ato contínuo, quando ela foi embora, bati na porta do síndico, contei o ocorrido e descemos para falar com o porteiro. Depois de levar uma senhora descompostura do síndico e uma advertência disse para ele:

- Senhor, eu não tenho 20 anos, tenho mais de 30, trabalho e moro SOZINHA. Minha mãe não mora aqui pra tomar conta de mim e o senhor não tem que dar satisfação d aminha vida nem a ela, nem a ninguém, a não ser que eu solicite gentilmente que o senhor dê algum recado, entendido???

E desde então ele só me dirige dizendo:

- Bom dia!
- Boa tarde!
- Boa noite!
- Precisa de ajuda com as sacolas?

Thank God.

Se você tem problemas com seus porteiros, eles não trabalham direito ou se metem na sua vida, escreva para " marygarotatpm@gmail.com ". Consultoria trabalhista solidária e 0800!

Disclaimer: eu não tenho absolutamente NADA contra a classe operária citada neste texto. Já advoguei em prol de MUITOS de forma graciosa, sendo que minha crítica dirige-se excluisvemente aos maus profissionais, infelizmente não são poucos os que, ao invés de se dedicar ao seu trabalho e fazer valer a oportunidade, reclamam da chance e ainda tse ocupam da vida alheia para "aplacar" sua frustração profissional.

Como disse lá em cima, meu prédio tem 4 porteiros, mas somente 2 tem posturas criticáveis. Os demais são amáveism educados, não reclamam da vida e estão sempre solícitos. Adoraria que eles tivesse clones para substituir os outros...


No comments:

Post a Comment