Monday, January 19, 2009

Bom senso pra viagem! E pra já!


Houve uma época de minha vida em que o verão era minha estação favorita. ERA.

Amava o calor mas acho que a idade faz a gente desgostar dele.

Em meus sonhos, férias deveriam ser no verão, SEMPRE! Hoje em dia prefiro estar trabalhando e viajar na chamada meia-estação: clima mais ameno, promoções e, além disso, vc economiza no ar e poupa os sofrimentos no calorão, já que no trabalho o ar é sempre agradável. E você foge da MUVUCA.

Adoro praia, mas fico meses sem ir. Preguiça, falta de companhia, falta de saco pra pegar um metrô, enfim, os mais variados motivos. E no verão isso se agrava pois a praia lota de domingo a domingo por conta das férias escolares e dos turistas.

Com todos estes defeitos a anta aqui ainda opta por ir à Ipanema. É uma praia próxima e limpa mas tem seus inúmeros problemas que a Barra tem em menor quantidade: turistas e gente favelada. Favelada em sentido lato, afinal, tem gente que vem de lá que se veste e se porta muito melhor que muita gatinha de ZS.

Domingo chego na praia, com amigos. LOTADA, mas foda-se. Preço da cadeira, barracas e bebidas completamente inflacionados. Mas não vou perder meu tempo comprando muita coisa em mercado, muito menos bebida. Não vou me indispor por causa de um real ou centavos e acabar bebendo água quente.

E é nesses momentos críticos e delicados que a falta de noção só aumenta.

Não bastasse a falta de bom gosto dos modelitos, bem como as incompatibilidades entre certos corpos e certos pedaços de pano, que eu acho extremamente agressivo aos olhos, vê-se gente de todo o tipo, brega ou chique desfilando num show de horrores na praia.

A algumas barracas da minha, vejo um bando de mocinhas ZS chegando. Bolsinhas a moda, biquinis carérrimos, cheia de bijus estilosas... pedem barracas, cadeiras e uma delas vai e me saca BLONDOR e começa a passar em pelos assustadoramente grandes na barriga, nas pernas e na virilha.

CARALÉO. Como alguém ainda usa blondor?

Me lembro da minha adolescência, via as meninas mais velhas passando aquilo pros pelos ficarem clarinhos e achava BIZARRO. Tomar sol com aquela pasta branca no corpo? Preferi raspar SEMPRE.

Cheio de "Pelo menos" e semelhantes espalhados pela cidade e com depilação a LASER barata e disponível como alguém nessa condição se presta a continuar peluda que nem um macaco e descolorindo pelos?? Uma morena ou mulata fazendo isso é bizarro, mas uma loura ou pseudo loura fazendo isso... é pior ainda. Chocante demais pra mim.

Do outro lado, mulheres com barriga fazendo prega e com dobras laterais usando biquini... fio dental e com lacinhos!! Sutiãs de cortininha que não comportam os peitos enormes. Cacilda, usa um maiô pombas! Eu que nunca fui obesa de verdade não fui à praia por anos por achar ridículo e quando comecei a ir, usava os biquinis mais comportados do mundo.

Hoje em dia considero que estou bem melhor e com um corpo razáovel e dentro do padrão mediano, mas nem por isso saio usando biquini de lacinhos, afinal, isso é idiota e infantil em uma mulher com mais de vinte e poucos anos.

E o que dizer de gente porca, MUITO porca? Custa levar uma porcaria de um saco plástico e recolher o próprio lixo e jogar fora? Eu coloco tudo numa sacola e levo na minha bolsa e jogo quando saio da praia.

A alguns metros de onde eu estava, uma barraca velha com uma família extremamente simples, pai, mãe e três crianças pequenas. Todas lanchando com a maior educação do mundo, sem farofa ou gritaria. A pequenininha, que não devia ter mais que dois anos acabou seu lanche levandou e foi jogar sozinha o guardanapo no lixinho da família.

Crianças obedientes, chegando na beira da água com os pais, sem correria ou gritaria. Pobres, mas limpos, dignos, uma família que merece palmas. Pai e mãe que provavelmente se preocuparam em por cidadãos no mundo.

Enquanto isso, crianças de evidente condição social correndo, jogando areia nos outros e fazendo pirraça. Teve um que na segunda vez eu peguei pelo pé e gritei:

- Volte aqui!!!

O moleque obviamente chamou a mãe e fui falar com ela:

- Mas ele tem só 6 anos!!

- Por isso mesmo. Seu filho não é retardado nem doente mental. Tá vendo que a praia tá cheia não pode andar devagar? Precisa correr? Encheu minha cara de areia e minha canga e não foi a primeira vez. Olha a família ali do lado. TRÊS crianças e estão todas quietas.

- Ah mas é criança.

- OK. Se ele fizer isso mais uma vez, passarei correndo do lado de sua canga e ficamos quites. Eu posso alegar insanidade mental.

E virei as costas. A mãe ficou revoltada mas o menino entendeu o recado e passou a transitar com educação na minha frente, o que retribuí com sorrisos.

E o que dizer de mães de recém nascido sem noção? Tem umas que acabaram de parir, ainda não recuperaram a forma antiga, não se cuidaram na gravidez e acham que porque são mães podem tudo, inclusive por o biquini de lacinho de 15 quilos a menos.

E o que dizer de amamentar na praia? No meio daquela FAROFA por o peito que alimenta o filho, sujo de areia e água salgada na boca da criança assim do nada? Sem sequer cobrir a cabeça dele e o peito com uma fraldinha? FALA SÉRIO.

E pior deixam a criança chorar, berrar, se esgoelar! Num sol de quase 40 graus ao MEIO DIA na praia de Ipanema? Juro, tinha que ter uma polícia pra isso, tinha que multar! Coitada das crianças! Ficam fritando os miolos com menos de 1 ano de idade na praia depois perguntam porque viraram adultos complicados.

Mas o inferno sem continua, todas as pessoas sem noção estão aqui.

Praia lotada, mar razoavelmente agitado embora não esteja puxando e as pessoas não se mancam. Dois babacas batendo bola numa faixa próxima a minha. Mães deixando crianças soltas e depois desesperando atrás delas. Gente com PRANCHAS na água kct!! E gente tentando pegar jacaré mesmo vendo que tem duas filas de pessoas na frente.

Eu obviamente opto por ficar mais atrás, onde não da pé e esse povo tado, que obviamente não sabe nadar, não chega.

Mas ainda assim é uma praia. Da próxima vez fodam-se os outros.

Eu vou é ficar na Farme mesmo, ali do lado das bandeirinhas. coloridas Falem mal o que quiser deles, mas ali não entra farofeiro, pois farofeiro é preconceituoso. Todo mundo ali ou é bonito e se veste adequadamente ou tem noção. Todos são educados. E o bom, não aparece mané pra dar cantada na gente.

Definitivamente prefiro aturar ver homens de mãos dadas ou se beijando do que gente mal-educada e sem noção.

Humpf.

2 comments:

  1. Tú é muito chata.
    Cadê a liberdade de expressão das pessoas? Praia, é um local democrático, então todo mundo pode usar o biquine que quiser. E vc acha feio, grotesco, etc.. mas tem muita gente que gosta, se sente bem independente do corpo que tem, e que não necessita estar "sequinha" pra poder usar um biquine, seja ele do tamanho que for. A auto estima é o melhor componente sexual que a pessoa pode ter, e quando se tem bastante dele, não interessa se sobra ou falta aqui e alí. A pessoa vai usar o que acahr bonito e em algumns casos o que agradar ao parceiro. Em algumas praias, nem se usa e todo mundo se respeita, e é muito melhor que muitos outras praias. Porque todo mundo vai pra relaxar, se divertir e aproveitar o local, não ficar reparando nos outros. Por isso eu amei tambaba, e se não fosse tão longe eu iria mais vezes. Sinceramente, este foi um post totalmente preconceituoso. E ao fazer estes comentários, eu tb me senti incluída nele. Afinal, estou vários kgrs fora da minha forma.
    Estamos no século 21, e vc achar feio e ridículo uma mulher amamentar sem tampar os seios, ainda mais na praia, é sem noção. Volta pro século passado, vovó !!!!!Amamentação é um ato de amor, e não tem nenhuma conotação sexual, ainda mais numa época onde se colocam biquines minúsculos ( e quem faz isso muitas vezes são as "mais saradas"). Conheçe aquele ditado : "Não quer ver estrelas, não olhe para o céu !!!", deveria usar mais ele. Eu adoro.
    Concordo com o fato da falta de educação do futebol por causa do risco de acidentes. E com as crianças correndo tb, pois é muito desagradável acordar com um banho de areia ( por isso mesmo que sempre durmo em cima da cadeira) e elas podem se acidentar e causar acidentes a outras pessoas. Agora, o jacaré é um dos "esportes" mais populares das praias do rio, e só do rio. Aquilo alí é a diversão de muita gente que ganha salário mínimo e não pode frequentar uma academia, fazer pilates, yoga, ou qualquer coisa que necessite pagar para participar. E do mesmo jeito qeu vc se incomoda com o fato de estarem pegando jacaré e atrapalhar o seu "banhar", eles tb se incomodam em não poder se divertir livremente pq tem uma "dondoca" na frente, atrapalhando a performace e a brincadeira. O mesmo direito que vc tem, eles também tem. E não é uma questão de ligar o Foda-se.
    Há, e criança é sempre criança. Mesmo os pais dando educação, elas podem apresentar excesso de euforia na praia. Afinal, no mundo cheio de violência onde vivemos, quem que a diversão maior se resume ao Play e aos vídeo games, se sentir livre em um local onde possam correr e se divertir sem ser atropelados, é uma delícia que não tem tamanho.Se vc foi uma criança tímida e contida, nem todas são. E sinceramente, muito dessas crianças serão os adultos legais e sem paranóias e traumas do passado , que deixaram os psicólogos e psiquiatras pobres. Afibnal, hj em dia ser apenas "criança" e não um "adulto pequeno", como muitos acham que devem ser está cada vez mais difícil.
    Vc precisa ser mais tolerante com algumas coisas, ainda mais com o fator praia.

    ReplyDelete
  2. Cara elisângela,

    Discordo do que vc pensa, mas é seu direito e, como dizem, ainda que não concorde, lutarei até o fim pelo direito de dizer o que pensa.

    Cada um tem um nível de tolerância.

    Já fui taxada de mal educada por ter uma crise de espirros em teatro/cinema! Por rir alto no meio do outback.

    Eu acho que bom senso é bom senso, pra se vestir pra se portar sempre. Sair da linha uma vez ou outra acontece mas todo dia??

    Eu acho que o fator praia não afasta a educação das pessoas nem deveria, afinal, se é um lugar público eu acredito que a sua liberdade termina onde começa o espaço do outro.

    Eu não me comporto na praia diferentemente de como me porto no dia a dia.

    Eu já fui gordinha e MUITO. Biquini não é privilégio de pessoas sequinhas, sabendo escolher, qualquer uma fica bem vestida, mas é preciso bom senso sempre.

    Eu, por exemplo, acho biquinão ridículo, mas se um dia voltar a estar fora de forma, ou é isso ou nada de praia. Eu acho agressivo exposições desnecessárias.

    Eu fui uma criança educada até demais, perto dos meus pais e isso não foi da educação que eles me deram, foi do bom senso que tive desde pequena e isso não me traumatizou. Não corria na praia, não fazia guerra de areia, quando ia brincar de prancha, sempre olhava por perto pra não machucar ninguém e se esbarrasse: DESCULPA.

    O que escrevo aqui é apenas para externar minhas revoltas com o mundo, falar o que me incomoda, não espero sinceramente que todos leiam e concordem.

    Manja engolir sapos? Ter algo que te incomoda atravessando a garganta? Então é por aí.

    Aqui eu coloco pra fora, exponho o que penso. Posso parecer escrota para alguns, intolerante para outros, mas sou eu. Eu posso ser intolerante com as palavras mas não sou com meus amigos. Aceito as diferenças. Mas se perguntar minha opinião eu simplesmente pedirei para ter o direito de me omitir... ou se vc quiser a verdade, digo. Sempre.

    Falo o que penso. Descobri que ser sincera consigo mesma as vezes pode ser a melhor terapia.

    Você não diz que a praia é a liberdade de expressão das pessoas, que elas devem ter o direito de se vestir como querem?

    Então o que dizer do meu direito de me indignar com as diferenças? Se eu não tiver o direito de falar você é que estará sendo preconceituosa com a opinião alheia.

    Se eu fosse preconceituosa mesmo, não ia mais à praia e me mudava do Brasil.

    Mas eu sou brasileira e não desisto nunca. Não vejo a hora de chegar março...

    ReplyDelete