Wednesday, January 28, 2009

Diário de uma viciada (ou reflexões sobre a cafeína)


Cafeína está em alta. O grão dos deuses, o estimulante mor dos cansados e dos estudantes, é sempre alvo de polêmicas. Faz bem? Faz mal? Todo mundo toma!

Aqui no Brasil então...

Uma xícara de 30ml de café forte contém 200mg de cafeína. Os americanos consomem em média 500mg de cafeína por dia, o que corresponderia a 2,5 cafezinhos por dia.

Hahaha eles nem sonham que isso aí não é NEM a primeira xícara do dia de muitos brasileiros.

Recentemente conheci um blog chamado Cafeína, onde havia um vídeo falando sobre características da cafeína e como ela afeta nosso metabolismo e tira nosso sono, nos dando energia. Ali diz que a molécula da cafeína é muito parecida com a adenosina, substância que quando absorvida pelos neurotransmissores, dá sensação de relaxamento. Quando a cafeína entra na competição e é absorvida promove um pico de energia que pode durar até duas horas.

Artigos recentes dizem que pode causar alucinação. Pode causar dependência. Pode deixar as crianças mais espertas e facilitar o aprendizado. O que é verdade? O que é mito?

Dependência e vícios são conceitos relativos. Tudo em excesso faz mal e existem vários tipos de vícios. Uns fazem mais mal que outros evidentemente. Outros fazem mal mas as pessoas ignoram por conveniência. E tem aqueles que te fazem mal sem você saber.

Como toda pessoa normal, tive minhas cotas de excessos na vida, os pequenos vícios; aqueles que não são exatamente reprováveis socialmente mas que, de uma hora pra outra você acaba percebendo que vive melhor sem eles e, então, faz um exercício de sacrifício para expurgá-lo da sua vida ou, então, enquadrá-lo de forma tolerável.

O viciado geralmente não aceita que é dependente. Ele nega. Aquilo que dá prazer não pode ser tão pernicioso, principalmente quando não se trata de álcool e droga, os únicos vícios que realmente saltam aos olhos de todos, até mesmo das vítimas diretas.

Eu descobri que era viciada, por acaso. Pelo meu café. Ou melhor, pela cafeína.

Inconformada com o sobrepeso que não voltava atrás e com medo de retornar à minha condição "fofa" de uns 8 anos atrás, ao invés de partir pros remédios como todo mundo faz (losers preguiçosos), procurei uma nutricionista, na internet. Encontrei uma interessante, com especialização em doenças metabolicas (eu tenho hipotireoidismo) e em nutrição esportiva (faço muita atividade mas não estava conseguindo emagrecer).

E lá fui eu nela, depois de muito rezar, no dia 2 de janeiro de 2008, a resolução para o então ano novo: vou exorcisar os kg a mais aprendendo a comer. Vocês vão sair deste corpo porque ele não te pertence!

Cheguei lá resignada, cabeça baixa, pensando cacilda, ela vai dizer que só como besteira e vou viver a base de ervilhas...

Chego lá e sou recebida pela mesma. Moça jovem aparentando bem menos idade e em ótima forma. Excelente credencial para uma nutricionista. Afinal, como confiar numa nutricionista gordinha, com todo respeito? Chego, relato minha rotina diária, minhas atividades físicas e mais ou menos minha alimentação.

De fato, muitos dos maus hábitos foram extirpados quando comecei a tratar a tireóide e emagreci. Com base nas orientações da endocrinologista, cortei radicalmente gordura e demais porcarias, biscoitos recheados e tal e, com os anos, aprendi a comer melhor pois tinha mais oportunidade e opções na rua do que em casa.

Após a entrevista, a tortura básica das medidas. Como uma pessoa de 63kg e 1,67 m pode ter 33% de gordura? Fala sério. (E era verdade, pois a babaca aqui foi pagar pra fazer uma nova avaliação na academia e SIFU.)

Ao final, dieta pronta, 7 refeições por dia (aonde vou enfiar isso tudo? segundo estômago?) ela só me restringiu 3 coisas: leite e seus derivados pois eu certamente era sensível, sal porque eu consumia demais, evitar sucos cítricos e... cortar qualquer coisa com CAFEÍNA.

********************************************************

Minha mente congelou no tempo. Vi minha vida passar por diante de meus olhos...

Três anos de idade.

Me lembro claramente das pessoas brigando comigo e eu me divertindo no café da manhã. Eu nunca gostei de leite e convivendo numa família mineira,o café CHEGA até você. Alguém me passou a xícara com o líquido preto e docinho e amei de cara. Pedia. Depois implorava. Chorava.

Tomava café com leite contrariada mas logo depois pedia café puro. Subia em cadeiras para chegar na garrafa do primeiro café coado, o mais forte.

E era assim de manhã, de tarde e de noite, já que nunca tivemos hábito de jantar em minha casa.

Na escola, a minha lancheira tinha sempre aquela garrafinha térmica, 600 ml com... café com leite... que antes do ginásio era de café purinho.

Pausa para contas: se 30ml de café = 200mg de cafeína, logo 600ml de café = 4000mg de cafeína. 500mg? Hahahahaahhahaa. E nem pus nessa conta a xícara do café da manhã e a xícara do último lanche da noite.

E assim café foi uma constante na minha vida. 3 xícaras de chá de afé por dia, fora os cafézinhos que se toma por aí. Quando começou a onda do café expresso então... era um atrás do outro.

Cafeína sempre me pareceu algo útil: ajuda a drenar celulite, estimulante... em excesso pode fazer mal passar taquicardia. Ha, comigo nunca tive nada disso. Sempre fui agitada desde antes de o café entrar na minha vida.

Café é um ritual.

Quando passei a morar sozinha, café era uma das poucas coisas que sempre tive em casa, em quantidade e variedade. Tenho uma cafeteira elétrica, duas italianinhas e, por vezes, gosto de fazer à maneira clássica, com coador de pano. O cheiro e o sabor me inebriam.Me relaxam. Me fazem sorrir...

*************************************************************

Pára tudo! (Do verbo parar e foda-se o acordo ortográfico)

Tem uma louca querendo me cortar o café??

Acordei do transe.

Ela explica que eu tomo muito café, que meu estômago está sensível, precisa se recuperar, dentre outros blá blá blás que não me recordo.

Além disso, o café produz um estado de excitação que prejudicaria a secreção do estômago. Mas o que tem de mal nisso? Não é assim queele funciona??

Como não sou vaquinha de presépio e não pago por coisas inviáveis, trato de negociar com ela, assim como faço com alimentos. Digo que não dá, amo café, é minha vida. O que beber no café da manhã? Sucos eu só bebo cítricos. Chás também tem cafeína (ah devo evitar guaraná, mate, coca-cola e chocolate em excesso). Eu não vou conseguir.

Tentando chegar ao meio termo e vendo que não ia ter jeito, ela libera os sucos cítricos, exceto laranja, até aí OK, esse realmente não gosto e me faz mal.

Iogurte ou leite de soja? Não obrigada odeio ambos na versão normal, não quero na versão soja. Melhor pra mim, diz ela, pois esses dois fazem muito mais mal do que o comum e vai me ajudar muito, já que terei que diminuir sensivelmente derivados de leite da minha vida, após uma dieta sem os mesmos, radical por 2 meses.

E chega no café, não dá pra abrir mão. TRÊS xícaras de chá cheias de café mais cafezinhos não dá! Então proponhos, vamos reduzir aos poucos. Eu PRECISO pelo menos duas vezes ao dia. Posso diminuir as quantidades, mas não dá pra ficar sem. Imagine, comer ovos mexidos com pão quente sem café?

Então ela libera... duas "meias canecas", da metade para baixo. Mas a última antes das 18:00. Putz vai cortar a antes de dormir? É para você dormir melhor ela diz. Mas eu durmo muito bem! E durmo mesmo, sério. 5 minutinhos conversando com o travesseiro e já estou ressonando deliciosamente.

Começo a dieta numa... segunda feira. Sem grandes despedidas e exageros no final de semana, afinal, não vou morrer, não tenho porque sair atolando o pé na jaca. Acordo, tomo meu MEIO café com o café a manhã. Falta café para terminar a comida. penso, que merda, terei que beber menores quantidades e mais devagar para durar até o final.

De tardinha, lanche da tarde, peço minha xícara de café como de costume mas pela metade. A atendente não entende nada mas atende. Regulo as goladas, curtindo o sabor como nunca e dá tudo certo. Passa o desespero causado pela ausência dos dois cafezinhos que costumava tomar entre o almoço e o lanche. Sem contar o cafezinho APÓS o almoço.

O dia passa, corro para casa que alívio! Me sinto tensa pela falta do café.

O café regular, que tomo todos os dias está no fim, então, nem sonho em comprar mais para não cair na tentação. Melhor só tomar na rua pois posso controlar melhor. Levo o cachorro na rua, vou lavar a louça, tomo banho. Parto para a programação cultural da noite.

São 19:30hs

Sento na frente da TV e nada me anima. Penso na canequinha de café amiga que sempre me fazia companhia.

Desisto, vou ler um livro, difícil me concentrar.

Vou pra internet. Nada de interessante online, poucos emails, não são nem 20:30. Estou com um puta mau humor. Vou é me deitar mesmo.

Entro no quarto, ligo o ar condicionado, pego todos os travesseiros possíveis para tentar suprir esse vazio dentro de mim. Coloco a cama do meu cachorro perto da minha, no chão obviamente. Deito na cama, me enrolo no edredon e espero...

21:00 e nada. Nem um bocejo. Isso nunca me aconteceu antes.

Fecho as janelas e as cortinas. Meu bom e fatal sono, à prova de som e luminosidade está sendo colocado à prova, só pode! Volto para cama, cubro a cabeça, fecho os olhos e simplesmente o sono não vem. Espero algum tempo, pego o celular e puxo pra debaixo da coberta. Abro a tampa e vejo as horas: 22:15! Não é possível!

Passo a noite me revirando na cama. Vou na cozinha, bebo litros de água e de suco de maracujá, mas tudo o que consigo é fazer com que meus rins funcionem exemplarmente e eu vá no banheiro de meia em meia hora.

5 da manhã ligo o foda-se é hora de acordar mesmo. Vou lavar os copos na cozinha, arrumo a cama, cato o que acho espalhado pela casa e quando está perto das 6:00, pego o cachorro e vou para a rua, passeio com ele, vou na padaria, compro meu pãozinho quente para comer com... pastinha de soja.

Nada de mortadela. Nada de manteiga. Ao menos tenho a minha MEIA caneca mal cheia até a metade de café. Enquanto tomo meu café penso, o dia hoje vai ser insuportável. Do trabalho vou pra faculdade onde terei que aturar meus alunos até no mínimo 20:30, o sono vai vir, é inevitável, penso.

17:00, logo depois do meu lanche e sua respectiva MEIA caneca mal cheia de café constato que o sono não veio, nem vai vir. Ligo pra nutricionista entrando em desepero. Ela diz que estou nervosa, que nem deve ser o café, que estou fazendo tempestade em copo d´agua. Me recomenda que compre um maracujina e tome uma colher e depois outro mais tarde antes de dormir. Imediatamente!

Chego na faculdade e por via das dúvidas tomo mais uma. Forte esse troço, tem que funcionar! E em casa tomarei outra! Quando chega minha hora, pego minhas coisas e vou para casa. Chego lá, um pouco antes das 21:00, tomo minha terceira colherada e vou ajeitar tudo. Me sinto levíssima.

Deito na cama às 21:30, costumo dormir às 22:30 mas como o sono está atrasado... eu mereço!

23:00 nada. Deve demorar para fazer efeito.

23:45 me emputeço e tomo mais uma colherada e me viro.

02:00 olho pro relógio e me revolto: PQP ainda não é de manhã!!!!

Vou até a cozinha, olho para o maldito vidrinho e não penso duas vezes: colherada o cacete! E entorno TUDO. Não perco uma gotinha e volto pra cama.

Quando olho pro celular de novo são 02:40. Só pode ser culpa do café! Começo a chorar e vou pra debaixo do chuveiro e fico ali embaixo reclamando da vida, chorando e aumentando a já conta de água altíssima de meu condomínio (espero que meu síndico não seja meu leitor).

05:30, retorno a rotina... fazer o quê? Nem um pingo de sono.

Chego no trabalho e penso: a falta do café definitivamente está me afetando emocionalmente, pode não ser necessariamente a cafeína! Aí tenho a brilhante idéia de ligar pra minha Homeopata, que trabalha com florais de Bach. Eu já vinha tomando alguns por conta de alguns problemas (se você estiver me lendo, pode rir), disse que estava tendo dificuldades para dormir e ela me receitou uns pózinhos e um floral, crente que o problema era o antigo.

Como tem farmácia de manipulação aqui do lado, fiz e comecei a tomar o Rescue Remedy, de hora em hora. Nada de me acalmar, nem do sono vir. Começo a ficar estressada. Sério. Puta da vida, quero socar quem esteja na minha frente!! Porque esta merda funciona com todos e não comigo? Olhei francamente para o vidro e pensei: se não funcionar assim... e entornei. E nada aconteceu.

Aceitei o Game Over por aquela noite e fui pra internet. Felizmente tinha um amigo na Austrália e a diferença de fuso nos proporcionou horas de papo até o dia amanhacer. Deu pra distrair.

8 da manhã quase saindo de casa, encontro uma amiga médica online e peço ajuda. Ela também acha que é emocional e me recomenda comprar um remedinho fitoterápico, o qual deveria tomar 3X, 2 comprimidos se necessário. Disse que me acalmaria.

Lá fui eu, comprei. Comecei a tomar. O dia passa e a tortura prossegue. Não sinto sono, nem cansaço! Como pode? Chego em casa de noite, tomo mais 2 comprimidos e constato que a primeira cartela de 10 comprimidos já foi embora. Leio a bula e lá está escrito: não tome mais que 8 comprimidos por dia. Hahaha!

E começo a chorar copiosamente: estou enlouquecendo, não é possível! Passo horas choramingando e andando pela casa, insone, implorando MORPHEU VOLTA PRÁ MIM!!!!!!

No meio da madrugada acontece o pior: taquicardia, sensação de angústia, o peito aperta e sinto falta de ar. E não não é crise alérgica.

Tento me acalmar mas não consigo: apesar de ser quinta feira, minha mãe não mora no Rio, meu pai e meu irmão são dois bundões hipertensos, se bobear eles infartam antes de mim. Troco de roupa, pego carteira, celular e corro pra um pronto-socorro perto daqui.

Chego lá esbaforida, pálida, os enfermeiros que já me conhecem pois já parei ali por tudo que vocês possam imaginar (crise alérgica, TPM, asma, traumatismo craniano, ombro deslocado dentre outras) me colocam pra dentro e chamam o médico e aos prantos tento explicar o que está acontecendo e minha incapacidade de dormir.

Muito papo e muita água com açúcar me ouvindo bastante antes de mandar qualquer coisa veia adentro ele me olha nos olhos, respira fundo e diz:

- Olha, pode parecer absurdo, mas eu acho que só pode ser o café!

Aleluia um cara sensato! Tinha que ser! Tinha que ser!

Considerando meu histórico cafeínico de longa data ele disse acreditar que certamente eu era dependente da cafeína e que de fato uma redução me faria bem, mas não podia ser radical. Ainda mais em se tratando da última xícara do dia a que mais me relaxava e eu passei um dia inteiro cheia de dor de cabeça, nervosa, estressada.

O que eu estava sentido era nada mais nada menos que uma crise de abstinência. Mas como assim, não uso drogas nem remédios? Cafeína também causa dependência, ele diz, e a falta dela pode gerar o efeito contrário!

Então, chamou um enfermeiro que foi lá fora voltou com... uma mega caneca de café. Preto.

Forte. Cheiroso. BEBE! Obedeci na hora. O café foi decendo e fui me acalmando, me acalmando, me acalmando e já estava sorrindo. Você realmente não colocou nada neste café? Não jurou ele.

Quis voltar para casa mas ele achou melhor que passasse a noite na enfermaria. Foi ver outros pacientes, fiquei conversando com os enfermeiros e menos de meia hora depois estava desmaiada e contando carneirinhos.

Acordo completamente zonza, visão turva, completamente mole. Tento me levantar mas me sinto tonta e caio de costas na cama. Alguém chega perto de mim e pergunta você está bem? Eu digo que estou melhor, mas cansada.

Logo chega o médico, que vem me ver, tira minha pressão, conversa um pouco comigo e diz que não há necessidade de tomar nada e me manda jogar fora o fitoterápico - just in case - já que quando entro em crise, tenho uma *pequena* tendencia a me desesperar quando algo não funciona. Ok!

Olhe bem, diz ele, realmente a quantidade de café que você toma é demais, tenta fazer assim: primeiro corte apenas os cafezinhos, mantenhas as canecas por uns dias. Depois, diminua a quantidade de café em cada caneca, passe a beber pela metade. Aí, tente tirar uma delas e testa até que você consiga tirar a da noite ou mantenha ela conforme o caso. Vai demorar mais, mas será mais fácil, você não ficará ansiosa e se acostumará com a redução mais fácil.

Você definitivamente é dependente (rindo horrores da minha cara) e se estressa com muita facilidade, precisa ser mais leve! Foi só repor o café que você ficou *normal* (OK, deixo zoar porque salvou minha vida) só que não pode deixar o stress tomar conta desesperadamente de você ou fará mal. Agora preciso ir, meu plantão já acabou tem um tempo, estava esperando você acordar para ir.

Como assim me esperando? Mas antes que ele pudesse responder, olho para a parede e vejo que o relógio marca quase oito da manhã... quase oito da manhã? PUTA QUE PARIU!!!

O médico e o enfermeiros me olham com cara de medo, como se estivessem prestes a me amarrar na cama. Calma o que foi, você não está bem? Como posso estar bem? Quase oito da manhã e ainda estou aqui!! Não levei meu cachorro na rua, não me arrumei e tinha que estar no trabalho em 5 minutos! Me dá alta AGORA!

Ele pede calma e diz que não posso sair assim, que ele tem que me examinar antes de me liberar e aviso me libera AGORA ou você vai ver uma pessoa realmente descontrolada e vai ter motivos pra querer me internar!!!

Meio assustado mas ciente de que eu já estava lúcida, me liberou e voei pra casa. Pus o café para fazer e enquanto fazia, desci com o cachorro na rua, voando. Tomei o banho mais rápido de minha vida, me vesti, entornei minha xícara e voei para o trabalho. MEIA HORA ATRASADA. Mas foda-se. Fui tomar o café da manhã e antes das 9 estava em minha mesa.

Anunciei que não estava em um bom dia e fui trabalhar.

E ainda ouvi : Ih, deve ser TPM...

**********************************************************

Nesse mesmo dia, liguei para o hospital e peguei o dia do plantão do médico. Voltei lá alguns dias depois para agradecer e dizer que estava melhor. Segui religiosamente a prescrição médica e consegui reduzir meu café a três cafezinhos por dia, bem menos que as duas meias xícaras liberadas pela nutricionista.

E um deles é religiosamente ANTES de dormir.

Ela que não me leia.

**********************************************************

Se você se identificou com qualquer linha deste post, me escreva, junte-se a mim, desabafe!

marygarotatpm@gmail.com

Mary

6 comments:

  1. Oi Mary!

    Nossa! Não me identifiquei com uma linha sequer! ;-) Sou o contrário de vc nisso. Acho que não sou viciável, exceto por livros...

    Se contei direito vc bebia umas 6 canecas grandes de café por dia mais uns pequenos. É muita coisa para reduzir para três meias chícaras por dia. A nutricionista subestimou o poder da cafeína...

    Agora lembrei que tem alguns meses que cortei a Coca-Cola, que é rica em cafeína, e sofri crises que lembram a sua descrição, principalmente pela enxaqueca! Tive que beber chá durante um tempo para desintoxicar. E olha que eu bebia pouca Coca...

    Não sou tão imune ao vício assim! :-)

    Outra experiência que tive com vício foi com o açúcar. Um amigo me disse que todo mundo era viciado e para provar fiquei um mês sem qq tipo de açúcar refinado.

    Resultado: eu não era viciado. Foi mole parar de usar açúcar.... e perdi uns 4Kg... Acho que vou cortar o açúcar de novo!

    Tem duas coisas muito legais para mim nesse seu post:

    Coisa número 1 - Que determinação tu tem, hein menina? Bom exemplo de vida!

    Coisa número 2 - Me deu pique para tomar jeito e me livrar dos meus 15Kg excedentes também!

    ReplyDelete
  2. Sou o oposto. Não gosto de café desde pequeno. Não acho graça nele, além de deixar um gosto ruim na boca. E também sou mineiro.

    No entanto, dessas suas proibições, o que me ferraria a vida, seria o leite. Acho que se eu não tomar um copo de leite em um dia, passo por uma crise parecida com a sua.

    E caramba, levou quanto tempo escrevendo esse post? :o

    ReplyDelete
  3. Prezado David,

    Mais ou menos meia hora no final da quarta feira e mais uma meia hora no máximo da quinta de manhã. Mais uns 15 minutos formatando e editando o texto.

    Você definitivamente é um mineiro quase anormal, só faltava dizer que não gosta de queijo, aí sim eu recomendaria uma internação seriamente.

    Vc não deve procurar nutricionistas nunca.

    Vão te tirar leite por pelo menos dois meses e depois vão te deixar beber apenas umas duas vezes por semana. Farão uma palestra sobre os malefícios do leite e seus derivados.

    Ainda bem que o queijo faz menos mal, mas não poder comer todo dia é foda.

    Imagine vc tomar café da manhã, no seu trabalho, e o pão de queijo vir sorrateiramente na sua direção ficar dançando e rebolando para chamar sua atenção enquanto tenta pegar ovos mexidos e uma torrada?


    Você faz de conta que não vê e pensa: será que alguém mais está vendo isso?? Ele se faz de sensual e ainda diz: sou mais gostoso! Me come! Vem ni mim que eu sou facinho!

    E eu vou. Como ele e mais alguns colegas e passo o dia me matando de culpa. Mas isso eui não confesso para a nutri nem sob tortura.

    ReplyDelete
  4. Mary, o meu irmão que era super-agitado e não tinha boa concentração na infância FOI TRATADO COM CAFÉ pelo neurologista e resolveu bastante. O café, como você destacou ao longo do texto, tem seus benefícios e deve ser aplicado de uma maneira CONTROLADA para determinados casos.

    Eu tomo religiosamente todo dia pela manhã senão morro de enxaqueca. Sim, sou dependente.

    Devo dizer que este é um texto empírico. Adorei!

    Obrigada pelos parabéns, meu dia ontem foi iluminado!

    Beijos,
    Zin

    ReplyDelete
  5. Prezada Zíngara,

    O café definitivamente é a grande faca de dois gumes: a solução para males e fato gerador de outros.

    Pelo sim, pelo não, continuo bebendo. Diminui bastante as quantidades mas me sinto bem e ria, emagreci, então isso é o que vale.

    Estive há duas semanas com a nutricionista e aviseo: continuo bebendo café de noite.

    Acho que no fundo ela morre é de inveja porque ela deve ter insônia e eu durmo que nem um bebê.

    ReplyDelete