Tuesday, January 13, 2009

Não obrigada! Mil e uma maneiras de usar.


Frase simples que diz muita coisa. Pergunto-me: porque as pessoas a nunca levam à sério?


Hodiernamente a expressão acima é utilizada para demonstrar recusa ou desnecessidade de uma atitude por parte do terceiro interpelante, desinteressada ou não. De forma educada. Ou não.


Por exemplo: você entre em uma loja qualquer para dar uma olhada nos produtos, já que ninguém põe o diacho do preço na vitrine. Faço questão de verificar sempre, não costumo comprar por impulso, conjugando sempre o binômio custo X necessidade e ninguém precisa saber disso. Quando não há preço na vitrine, entro na loja para verificar e, no último caso, pergunto o preço a alguém.


Quando uma pessoa entra silenciosa numa loja, já deveria ser óbvio que ela não precisa ser importunada. Ela SABE que há vendedores e SABE que eles estão ali para ajudar. E SABE que o vendedor está doidinho para vender. Mas ele não se contém:


- Bom dia, posso ajudar em algo?


- Não obrigada.


- Mas precisando de ajuda meu nome é fulaninha.


- Não obrigada. Só estou pesquisando preços.


- De nada, estou às ordens.


E depois dizem que mulheres fazem questão de ter a última palavra! Isso me emputece!


Faço a ronda em várias lojas do shopping e verificando que foi justo nesta primeira em que fui que tinha o melhor preço. Volto à dita cuja para comprar a mercadoria:


- Bom tarde, a senhora voltou, posso ajudar em algo?


- Não obrigada e não precisa me chamar de senhora, ainda não sou velha o suficiente.


- Sim... de nada.


Vou à prateleira, pego a mercadoria e me dirijo ao caixa para pagamento quando a vendedora voa à minha frente toda sorridente:


- Olá, agora precisa de ajuda?


- Não, não preciso. Já achei o que preciso vou só pagar.


- Mas você sabia que temos uma promoção que levando...


- NÃO obrigada. Eu só preciso disso, já estou decidida, só quero pagar.


- Desculpe, OK, qual a forma de pagamento?


- VISA crédito.


- Débito tem desconto de 5% senhora.


- CRÉDITO.


- Se a senhora comprar mais 10 reais em produtos a senhora pode estar parcelando a mercadoria em até vezes...


- CRÉDITO à vista. Eu não quero parcelas, vou pagar de uma vez só.


Frustrada a vendedora passa o cartão, me dá o boleto e começa e embrulhar a mercadoria....


- Não obrigada, não precisa embrulhar, apenas coloque num saco.


- Mas senhora...


- Não é presente e é menos lixo. Onde está sua consciência ambiental?


Silêncio.Mercadoria na sacola, digo obrigada e me viro, quando estou na porta da loja:


- Obrigada senhora, volte sempre!


- Não... obrigada!!!


Também pode ser muito útil para despachar pessoas inconvenientes, que tentam oferecer a sua própria pessoa em proveito próprio claro.Muito comum em festas, baladas, boates e micaretas.


- Aí gata, entra na minha...


- Não obrigada!


- Mas que isso gata, vai dispensar assim, na moral?


- Sinceramente não estou precisando da sua caridade. Só aceito doações vultosas e desinteressadas se acompanhadas de caráter e ausência de traços galináceos e de alto teor alcoólico.


- ???!!!


Também funcionou muito bem no carnaval em Salvador. A todo cara que tentava uma gracinha eu virava sorridente e dizia o meu “não obrigado” que invariavelmente tinha que ser repetido umas três vezes até receber o devido crédito. Sem ofensas.


Nos casos extremos, uma unhada no braço acompanhado de um olhar raivoso e do “não obrigada” também ajuda muito.


Afinal, micareteira tem que ter o direito de correr atrás do trio e se divertir sem pegar ninguém. Não achei minha boca no lixo.


Em tempo, respondendo ao email do "rafinha" (real sobrenome não citado e texto não citado para preservar sua identidade) , quanto ao seu convite, NÃO OBRIGADA!


Mas agradeço seu email, ele foi a inspiração para o post de hoje!


Atenciosamente,


4 comments:

  1. O problema do "Não obrigada ou obrigado" é que algumas vezes quando uma pessoa diz isso, não quer realmente dizer não. A idéia é ver se a pessoa está interessada. Por isso, acaba gerando a tal da insistência.

    Já passei muitas vezes por isso que você descreveu, quando eu digo não é não. O problema é fazer os outros compreenderem.

    ReplyDelete
  2. Exatamente David!

    Existe "não, obrigado" e "NãO, OBRIGADO!!"

    Uma situação é quando você diz sorridente ou faz aquela carinha de "ai jesus não sei". Mocinha na loja, acabou de receber mesada do pai, louca pra gastar, olhinhos brilhando. É ÓBVIO que ela vai querer ajuda...

    Outra coisa é quando você diz isso de forma seca, sem emoção e demonstra total interesse na ajuda. Tudo depende da sua postura.

    Veja, por exemplo, Salvador.

    Eu odeio gente encostando em mim mas ainda assim fui. Não caí naquela conversa de que tudo é pegação, sempre tive em mente que quando um não quer, dois não brigam e era verdade.

    TODAS as meninas que era agarradas e "beijadas à força" pareciam mais é estar se atracando com os "agressores". O "não obrigada" delas, cheio de risinhos e charminhos era somente "doce" feminino.

    Um não obrigado sem sorrisos me rendeu 4 dias de folia sem aborrecimentos, exceto num deles, quando um dito me interpelou mais de uma vez, mas uma unhada no braço que ele insistiu em por na minha cintura, juntamente com um olhar 43 e dizendo: qual foi a parte que você entendeu quando eu disse não, obrigado, funcionaram sem problemas.

    NO dia seguinte, ele passou do meu lado em outro bloco, apenas acenou e ainda foi gentil de me ceder a vez para comprar uma água.

    Esse tem salvação, um dia.

    ReplyDelete
  3. Genial!

    Pior que loja é assim mesmo! E eles acham que pulando em cima de você (quase te puxando pelo braço) vão convencer melhor. NÃO, OBRIGADO!

    ReplyDelete
  4. Miguel,

    Sabe o que é pior que isso? Esse mesmo vendedor em época de liquidação.

    E como toda boa mulher que ama uma liquidação, acho que você consegue imaginar o quanto é duplamente estressante esta estação.

    Hoje o estresse foi tanto que tive que GRITAR que ia desistir da compra porque tinha pressa porque a moça do caixa, me vendo com o cartão na mãe e a máquina do VISA ociosa não queria tirar os olhos da máquina do Mastercard.

    Quase que eu mesma passei meu cartão, tirei os boletos empactei as compras.

    E depois ainda queria embrulhar e eu mandei o NÃO OBRIGADA pois estou cheia de pressa.

    Dobrei e enfiei na bolsa assim mesmo e TODAS as clientes olhando.

    ReplyDelete